top of page
Buscar

Oito maneiras de ter uma cozinha com personalidade e conceito aberto.

Atualizado: 15 de abr. de 2020

A gastronomia está em alta e agora com essa nova situação, onde todos precisam permanecer em casa, as pessoas estão se transformando em Chefs amadores.


Quando o isolamento social passar, iremos ter uma cultura diferente, iremos convidar a família e os amigos para almoços e jantares com mais freqüência. E isso levará ao desejo de termos cozinhas com conceito mais aberto, para podermos interagir melhor com os nossos convidados. Veja algumas dicas:


Primeira maneira

Utilizar o mesmo piso dos outros ambientes.


Usar o mesmo acabamento, dos outros ambientes, no piso pode ser uma ideia muito legal para quem gosta de um espaço mais harmônico e continuo.

Além da sensação de amplitude que essa técnica trás ao ambiente, cria o famoso conceito aberto.

São muitas opções de materiais que permitem o uso em ambos os aspectos, na hora de fazer a escolha.

Fique atento: pense na decoração, mas também nos hábitos da casa para poder escolher o piso.


Segunda maneira

Ilha facilita a conversa.


As cozinhas com ilhas são perfeitas para quem adora preparar comidinhas ao mesmo tempo em que recebe os amigos. Esta configuração, além de fazer com que tudo fique muito mais integrado, transforma a cozinha no coração da casa onde grande parte da interação acontece.




Terceira maneira

Mesa Acoplada À Ilha.


A ilha pode servir somente como bancada de trabalho, ou pode contar também com uma pequena mesa para refeições, que além da funcionalidade e praticidade, você ainda estará economizando espaço na cozinha, deixando o ambiente mais aberto à circulação.



Quarta maneira

Madeira equilibra acabamentos frios.


Em tom natural, a madeira é destaque absoluto num projeto simples e muito acolhedor.

Cozinha branca é fetiche. Porque é claro, transmite a sensação de limpeza e aceita receber elementos coloridos, sem reclamar. Nesta imagem, usa-se um único elemento para enriquecê-lo: a rica bancada de madeira em tom natural. A partir dela são eleitos as cores que compõem o ambiente, numa sutil e elegante combinação de tons do creme que leva ao palha, depois ao cobre e, enfim, ao marrom.


Quinta maneira

Bancadas marcam fronteiras.


Quando a cozinha tem bancada de refeição, elas servem de limites, claramente definidos, apesar de aberta para sala ou outro cômodo.

É a superfície principal de uma casa. Onde todos sempre ficam ao redor conversando ou preparando a comida. Precisa estar em boas condições e ser fácil de limpar.



Sexta maneira

Cor dita o visual e a personalidade.


Cada vez mais protagonistas da casa, as cozinhas já deixaram de ser aquele espaço todo neutro e monótono com revestimentos brancos e beges.

Se você não gosta de ambientes monótono e sem personalidade sabe que uma cor ousada na cozinha faz toda a diferença. Para deixar o ambiente mais alegre e estimulante vale apostar em revestimentos, acessórios e até eletrodomésticos coloridos.

O importante é escolher uma cor que não seja enjoativa, afinal mudar todos os revestimentos da sua cozinha pode ser um pouco complicado. Para que isso seja evitado, aplique as cores em apenas lugares estratégicos, um balcão, ou as portas dos armários.


Sétimo maneira

Painel cria ponto de atenção.


Os painéis decorativos, são planejados, principalmente, como um item de decoração. Eles naturalmente chamam atenção para si em um ambiente, portanto, é essencial que estejam em equilíbrio com os outros elementos do espaço para tudo não se tornar uma grande bagunça visual.

Quando você trabalha com ambientes integrados, é necessário harmonizar tudo, cozinha e sala. O painel decorativo acaba sendo um ponto de atenção, para o qual a gente direciona o olhar, e os outros pontos a gente trabalha de forma mais neutra, para não haver excesso de informação.

Oitava maneira

Piso estampado evoca o rústico.


O ladrilho hidráulico, ele é uma ótima aposta para quem quer como destaque algo histórico e único, isso porque é feito até hoje de forma artesanal e pode ser personalizado com o gosto de cada cliente.

Os ladrilhos criam ambientes cheios de personalidade e contam com uma variedade de formas e estampas que ampliam as combinações com a marcenaria e o restante das peças do ambiente. Compostos por cimento, é ideal para os amantes do estilo rústico e com casa com cara de campo, combinando tons verdes da vegetação e tons de madeira.


Texto escrito por Larissa Fabri - Aquiteta e Urbanista

Imagens não autorais.







Comentários


bottom of page