top of page
Buscar

Como utilizar as Cores em sua decoração.

Atualizado: 19 de mai. de 2020

Quer pintar algum ambiente da sua casa? Você já ouviu falar de cores complementares? Elas possuem um forte contraste e estão posicionadas em extremidades opostas do círculo cromático. Arquitetos e designers utilizam o círculo cromático, essa ferramenta fornece combinações, que indicam quais cores se harmonizam mais.


Existem alguns truques usando o contraste de cores para mudar completamente o ambiente. Deseja descobrir o que são? Neste post, explicarei os tipos de cores e mostrarei exemplos de ambientes sensacionais que você nunca imaginou que poderiam funcionar com as combinações de cores propostas.


Como funciona o círculo de cores? Como o nome diz, é uma representação circular das cores percebidas pelo olho humano. Na maioria dos casos, é dividido em 12 partes e cada parte representa uma cor. O círculo cromático de cores é composto pelas três cores: Primário: Amarelo, vermelho e azul. Secundário: Mistura de duas cores primárias. Terciário: Mistura de cores primárias com cores secundárias.


A partir das 12 cores do círculo de cromático, é possível criar uma infinidade de cores.

Outra forma de criar outros tons é adicionando ou removendo a saturação das cores. Dominar o conhecimento sobre as cores permite criar paletas e trabalhos sensacionais, seja de decoração ou outras áreas.

 

Colocando em prática


Cores complementares, são as cores de maior contraste e estão opostas no círculo cromático, como vermelho e verde.


  • Indicadas para projetos de decoração infantil ou quando a ideia é criar um ambiente cheio de e energia e personalidade


Cores complementares decompostas, também chamadas de tríade, utiliza-se três cores equidistantes que formam um triângulo.


  • Indicadas para os mesmos ambientes que as cores complementares, cria um forte contraste. Mas ela permite usar mais tonalidades sem perder a harmonia na decoração, utilizando cores curingas, como cinzas, tonalidades mais claras no geral..



Cores análogas, Trata-se das cores que estão lado a lado no círculo cromático, como laranja, amarelo e verde, por exemplo.


  • Indicadas para criar uma unidade de cor no espaço. Ao apostar nas cores frias, o ambiente fica sofisticado e formal. Já as cores quentes trazem descontração e informalidade.





Espero que vocês curtem esse post.


Texto produzido por Larissa Fabri - Arquiteta e Urbanista

Imagens não autorais - Fonte Pinterest

Comments


bottom of page