Quando estamos prestes a iniciar um projeto sempre vem a pergunta, "Por onde começar?" Não há uma fórmula mágica e sim uma análise sobre o seu estilo de vida e suas intenções.
Calma que eu explico! Vamos por partes!
A princípio quando, nós arquitetos e designers, falamos de CONCEITO e PARTIDO na concepção do projeto com clientes, geralmente há uma resistência. As duas concepções são importantíssimas.
Vamos entender a diferença entre Conceito e Partido?
O CONCEITO é algo abstrato, que estará por trás dos desenhos e orientando as decisões que serão tomadas. Já o PARTIDO é um conjunto de diretrizes, que serão determinantes na realização de um projeto. É o conjunto de técnicas e parâmetros externos. Não é flexível.
Ainda não ficou claro? Para você entender melhor!
Em uma edificação que reutiliza água da chuva e capta energia solar, seu CONCEITO é a sustentabilidade e seu PARTIDO são os sistemas de aproveitamento da água, da luz e as regulamentações burocráticas e técnicas.
Agora que você sabe o que é o conceito na arquitetura e design, segue algumas dicas:
05 Dicas para elaborar um CONCEITO para seu projeto!
Dica 01
Procure referências, um dos enormes benefícios da internet é ser uma fonte inesgotável de informação. A inspiração é uma das matérias-primas para ter boas ideias de conceito para seu projeto. Com boas referências é possível criar um trabalho capaz de atender e até superar as sua expectativas.
Dica 02
Feche seus olhos e imagine exatamente o que você quer! Sem julgamentos e sem interferências! Como seria? O que você valoriza e o que você despensa? Claro, escuro, alegre, sofisticado, tecnológico, sóbrio, rústico? Idealize a diretriz que esse projeto deverá seguir!
Dica 03
Não faça suas escolhas com base em que esta na moda. O mais importante é que você se identifique com todas as suas escolhas. E se você for fiel a isso, todos os elementos falarão a mesma linguagem e no final, você terá um resultado harmonioso passando uma única mensagem!
Dica 04
Crie um Moodboard, ajuda você a definir seu estilo de decoração ou para um objetivo pessoal. (No nosso Instagram, há 03 postagens sobre o tema, clique na imagem).
Organizar e traduzir visualmente uma idéia.
Definir um estilo.
Criar foco.
Dica 05
Não esqueça de focar sempre na concepção do seu conceito. Pois, ocorrerá várias dificuldades durante o processo de desenvolvimento e é muito importante saber lidar e conseguir conciliar com a parte técnica de execução. Para que no final seu projeto saia como você imaginou lá no início!
Gostou das dicas? Compartilhe e comente!
Qualquer dúvida que você tiver, estou a disposição para ajudar!
Para compartilhar apenas copie o link:
Texto produzido por Larissa Fabri - Arquiteta e Urbanista
コメント